terça-feira, 29 de março de 2011

STIA realiza assembléias para definição de pauta para acordos coletivos

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Bagé (STIA) irá realizar no dia 9 de abril a assembléia com funcionários do setor de frigoríficos e derivados para elaboração de pauta referente ao Acordo Coletivo da categoria. A programação está marcada em primeira chamada para as 17h no Ginásio Poliesportivo do Sindicato, na Avenida São Judas Tadeu, 853. No dia 16 de abril será a vez do setor de padarias, engenhos e outros reunir-se na sede do STIA, na Rua Melanié Granier, 157, também a partir das 17h.

De acordo com o presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral, para 2011 foi unificada a data-base das categorias referentes ao setor da alimentação para 1º de junho.
- Estaremos tirando os itens da pauta de reivindicações para encaminharmos às representações patronais e discutirmos a renovação dos acordos coletivos, ressalta.

Presidente e advogado do STIA/Bagé participam de Encontro Nacional em Brasília

Nos dias 23, 24 e 25 de março, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (STIA) de Bagé e Região, Luiz Carlos Cabral, e o responsável pelo Departamento Jurídico da entidade, Álvaro Pimenta Meira, participaram de uma agenda de encontros e eventos em Brasília. No dia 23 Cabral esteve em evento promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação (CNTA) para debater a situação dos funcionários em frigoríficos. Participaram trabalhadores e representantes sindicas de todo o Brasil. O encontro foi mediado pelo presidente da CNTA, Artur Bueno de Camargo. O palestrante foi o secretário-geral da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação (Uita) para a América Latina, Geraldo Iglesias. Ele abordou os problemas de saúde enfrentados pelos operários nas indústrias frigoríficas, causados pela sobrecarga no ambiente laboral. Iglesias relatou o enfraquecimento da saúde dos trabalhadores causado pelo domínio de grandes grupos no setor de carnes. Os problemas conhecidos na abordagem do Projeto Teias (Traçando Estratégias Integradas de Ação em Saúde) realizado em quatro cidades do Estado, incluindo Bagé, estão se espalhando para o Uruguai e Argente, com afastamento de funcionários por lesões resultantes do excesso de produção. - A cobrança feita por esses grandes grupos tem causado dificuldades absurdas para os trabalhadores. Eles já não tem um horário adequado para almoças e, em alguns casos, não conseguem sequer ir ao banheiro, relata Cabral. Nos dias 24 e 25, Cabral e Meira participaram do III Encontro dos Advogados das Entidades Sindicais da Categoria da Alimentação. O evento contou com palestras do procurador do Trabalho de Florianópolis, Sandro Eduardo Sarda, e do ministro do Tribunal Superior do Trabalho Horácio de Senna Pires. Os trabalhos abordaram temas referentes a acordos judiciais, a melhor forma para trabalhar no aperfeiçoamento dos processos na justiça do trabalho em todas as instâncias e a atuação junto aos tribunais superiores. No encontro foi debatida a necessidade de combater a morosidade do Poder Judiciário quanto ao acúmulo de processos e reclamações trabalhistas. Participaram cerca de 100 advogados ligados a 250 entidades sindicais em representação de 14 Estados. Foi criada uma resolução que prevê melhoria nas condições de trabalho da categoria. O documento será apresentado durante o 5º Congresso Nacional da CNTA, que acontecerá em setembro. Entre as dificuldades enfrentadas pela indústria da alimentação destacam-se descumprimentos de direitos trabalhistas como carteira de trabalho não assinada, a falta de fiscalização das condições de trabalho e o aumento do volume de acordos judiciais na primeira instância. A expectativa é que as resoluções beneficiem pelo menos 1,75 milhão de trabalhadores.

segunda-feira, 28 de março de 2011

PRIMEIRO TORNEIO INTEGRAÇÃO DE FUTSAL

 
Foi realizado no  dia ( 19/03/2011 ) no Ginásio Poliesportivo o 1º TORNEIO INTEGRAÇÃO de FUTSAL.
Uma promoção da - CNTA-SUL - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins, juntamente com -STIABAGE- Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias de Alimentação de Bagé.
Compareceram além dos representantes das industrias de BAGÉ, Também
De PELOTAS, SÃO GABRIEL, PASSO FUNDO e ESTRELA.
 










   

terça-feira, 15 de março de 2011

Torneio Integração movimenta Bagé no fim de semana







Em uma promoção da CNTA-SUL   Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Bagé, será realizado o 1º Torneio Integração de Futsal, modalidades livre (masculino e feminino) e master(masculino). Até o dia 15 de março um total de 11 equipes estavam inscritas, representando: Bagé, Pelotas, São Gabriel, Passo Fundo, Estrela, entre outras. De acordo com o responsável pela organização do evento, Cláudio Gonçalves, a competição deve reunir cerca de 250 pessoas.
O torneio será realizado no ginásio poliesportivo do STIA Bagé neste sábado, dia 19 de março, a partir das 9h. Haverá entrega de troféus para os três primeiros colocados na competição. O goleador do torneio, a equipe mais disciplina e o goleiro menos vazado também serão premiados.

quarta-feira, 9 de março de 2011

SEGURO-DESEMPREGO

Confira as Novas Regras

Desde o dia 03 de janeiro de 2011, está em vigor as novas regras para o encaminhamento do seguro-desemprego. O trabalhador só poderá encaminhar o benefício depois de passar por uma tentativa de reinserção no mercado de trabalho.
No SINE, o desempregado deverá fornecer diversos dados cadastrais. O atendente vai checar o banco de vagas e encaminhar o candidato ao emprego.
A vaga oferecida deve estar de acordo com a formação e perfil do trabalhador. Caso a empresa rejeite a contratação, então o desempregado volta ao SINE e solicita o seguro-desemprego.
Caso não haja vaga compatível com o perfil do interessado, o seguro-desemprego é encaminhado no mesmo momento