sexta-feira, 31 de maio de 2013

Sindicato atento a troca de funções no Marfrig/Bagé


     O Sindicato recebeu informações de que trabalhadores no setor de obras e manutenção no Marfrig/Bagé estariam sendo transferidos para outros setores da empresa, inclusive para sala de abate. 
     "Estranhamos a atitude da direção da empresa em demitir trabalhadores com prática, habituados no setor e conhecedores dos riscos de acidente, substituindo por outros sem nenhum conhecimento das novas atividades", ressalta o presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral. O dirigente considera que, agindo desta forma, a empresa se propõe a assumir os riscos e as conseqüências de acidentes que possam vir a ocorrer com estes trabalhadores. "Esse é o nosso alerta", pondera Cabral.
     O presidente destaca que a diretoria da entidade não se opõe ao remanejamento. Entretanto, deixa claro que não pode haver redução de salário e é fundamental que os trabalhadores recebam a capacitação adequada pelo Marfrig sobre os riscos de atuação nas novas funções para as quais os trabalhadores foram deslocados. "Isso inclui informações sobre normas de segurança e prevenção a acidentes de trabalho e treinamento adequado estes trabalhadores exercerem suas novas funções", salienta Cabral. 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

STIA/Bagé entrega pauta de reivindicações à classe patronal

Cabral espera que a negociação tenha andamento rápido em 2013 


        O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região entregou ao presidente do Sindicato das Indústrias na Alimentação, Lindonor Peruzzo, e ao representante do Marfrig Group, assessor jurídico Marcelo Paz, as petições com as cláusulas da proposta de Acordo Coletivo. Os itens foram retirados após as assembleias da categoria, realizadas em abril, após intensa discussão dos trabalhadores. Agora a expectativa é para que seja agendado o primeiro encontro entre as partes visando a estabelecer o Acordo. "Esperamos que isso aconteça muito em breve", pondera o presidente do sindicato, Luiz Carlos Cabral. 
        A antecipação das negociações foi uma das reivindicações dos trabalhadores para este ano. A data-base dos trabalhadores do Marfrig, de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos é 1º de junho. Em 2012 o atraso nas negociações por parte das empresas fez com que o acordo coletivo fosse assinado somente no final de setembro. 
        Os principais itens da proposta incluem reajuste salarial na faixa de 13% (referente à reposição da inflação, crescimento do setor e diferença não atendida em 2012), piso único de R$ 1 mil, redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, pausas intra-jornadas visando à redução de acidentes e doenças profissionais, auxílio escolar no valor de um piso da categoria, indenização de cinco dias por ano (para compensar os meses com 31 dias), além de exames de saúde específicos para mulheres. 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nota de pesar


O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé vem a público prestar solidariedade à família do trabalhador Jorge Miguel de Moraes, 56 anos, que morreu na última terça-feira, 14, vítima de um acidente de trabalho no Frigorífico Marfrig em Alegrete. Moraes atuava como auxiliar de serviços gerais e teve o corpo prensado por uma máquina de evisceração, localizada junto a uma esteira, no setor de abate da empresa.
O sindicato vem alertando à categoria os problemas ocorridos no frigoríficos gaúchos há muito tempo. Já são centenas de casos de acidentes de trabalho, lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Uma situação indicada pelo Projeto TEIAS em nível estadual e, mais recentemente, pelo Dieese, em estudo apresentado durante a Conferência Nacional da CNTA em Brasília.
A cobrança excessiva dos frigoríficos por índices de produção, sem a devida oferta de melhores condições de trabalho, vem resultando em prejuízos à saúde dos empregados. As provas são o alto índice de trabalhadores encaminhados à Previdência Social, o que causa uma sobrecarga no sistema, piorando a condição laboral e a qualidade de vida dos cidadãos em todo o país.
Fica o desejo que a  Polícia Civil possa apurar o que aconteceu na unidade do Marfrig em Alegrete. E que a justiça seja feita. É necessário que os frigoríficos preocupem-se mais com a vida e saúde, e orientem mais os trabalhadores dos riscos em determinados setores já que as atividades destas empresas são calcificadas como risco três, com alto risco de acidente. Para não ficar a impressão de que o trabalhador se acidenta ou ate perde a vida porque quer.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Cerca de 500 pessoas participam do 8º Baile do Trabalhador

Apesar da chuva e da véspera de Dia das Mães, um grande público compareceu ao ginásio do Sindicato no último dia 11 para a oitava edição do Baile do Trabalhador. O evento é organizado em comemoração ao Dia do Trabalhador de forma gratuita a associados e seus dependentes. Cerca de 500 pessoas aproveitaram a programação, que foi animada pelo grupo Forronerão.
Mais uma vez o caráter assistencial foi a marca registrada do evento. Ao todo foram arrecadados 318 quilos de alimentos não-perecíveis, solicitados aos associados para que fossem levados ao Baile e que serão repassados a entidades de Bagé. Entre os itens arrecadados estão arroz, feijão, massa, óleo, açúcar, farinha, entre outros. A data de entrega e a relação das entidades beneficiadas será divulgada pelo sindicato nos próximos dias.
O presidente Luiz Carlos Cabral agradece a participação dos trabalhadores da alimentação para o sucesso do evento. "Essa é a forma que a diretoria encontra para comemorar a data dedicada ao trabalhador. Temos ainda o caráter social que é a ajuda a entidades assistenciais. Apesar do mau tempo no dia do baile a programação foi um sucesso", ressalta Cabral. 
Abaixo você confere as fotos do 8º Baie do Trabalhador.






















fotos: zilmar Gazzo

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Parabéns mães trabalhadoras!

Uma pequena homenagem do Sindicato às mães, especialmente aquelas que atuam como trabalhadoras no setor da alimentação.

domingo, 5 de maio de 2013

STIA/Bagé realiza 8º Baile do Trabalhador


       
          No dia 11 de maio o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região promove o 8º Baile do Trabalhador. O local será o ginásio do Sindicato, na Avenida São Judas Tadeu, 853. Os portões serão abertos às 23h30min, com previsão de início da programação às 24h. A animação fica por conta do grupo Forronerão. O baile é exclusivo para associados da entidade e seus dependentes, de forma gratuita. 
          De acordo com o presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral, os convites para os funcionários do Marfrig/Bagé podem ser retirados com o representante sindical Paulo Roberto Costa da Silva, no frigorífico. Os trabalhadores do Marfrig/Pampeano devem retirar os convites com os diretores do sindicato Eduardo Abs da Cruz ou Tanira Ramos dos Santos. Para os empregados nos setores de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos as entradas podem ser retiradas junto à sede social do Sindicato, na Rua Melanie Granier, 157, em horário de expediente, ou diretamente no ginásio, com Francisco. O Sindicato alerta que os associados devem levar à portaria do ginásio o último contracheque e documento de identidade. 
          Mais uma vez o Baile do Trabalhador terá cunho social. "Assim como em anos anteriores, pedimos aos associados que levem um quilo de alimento não-perecível (exceto sal) que será doado a entidades assistenciais de Bagé", ressalta Cabral.