terça-feira, 26 de novembro de 2013

Delegação do STIA/Bagé participa de encontro que assinala 25 anos da CNTA


      O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, Luiz Carlos Cabral, participa nestes dias 27 e 28 no Rio de Janeiro do evento que marca os 25 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação – CNTA. Além de Cabral, representam o sindicato no encontro o vice-presidente, Cláudio Gomes Gonçalves, e o coordenador do Departamento Jurídico da entidade, Álvaro Meira. 
      Além da comemoração, o encontro servirá para reflexão das atividades em 2013 e elaborar o planejamento para o próximo ano - programação marcada para este dia 27, quando serão definidas as atribuições das Secretarias Nacionais da Alimentação. 
No dia 28 ocorre reunião dos profissionais do Direito, dirigentes sindicais e colaboradores em geral, para avaliar a tendência da Justiça referente à correção do FGTS dos trabalhadores e outros direitos. 

domingo, 10 de novembro de 2013

Toma posse nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação de Bagé

Associados aprovam chapa encabeçada por Cabral

Momento da execução do Hino Nacional

Cabral valorizou atuação de trabalhadores, funcionários, colegas de diretoria, dirigentes sindicais e prestadores de serviço ao Sindicato

Diretores tem mandato até 2017

Darci Rocha entrega a Cabral certificado de posse

Lideranças sindicais da Alimentação de cinco municípios e representes sindicais de Bagé compareceram à assembléia

Na noite do último dia 9 de novembro, em assembléia extraordinária, tomou posse a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé para o período 2013/2017. O ato lotou o salão da sede social da entidade. A assembléia foi conduzida pelo presidente da Comissão Eleitoral, Luiz Mário Cougo, que passou o comando dos trabalhos em seguida ao coordenador político da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins para o Rio Grande do Sul, Darci Pires da Rocha. Na ocasião, o atual presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral, foi reeleito pela categoria. 
Conforme determina o estatuto da entidade, havendo apenas uma chapa inscrita dispensou-se o processo eleitoral, ocorrendo a assembléia e a eleição por aclamação. Todos os presentes à assembléia associados do Sindicato aprovaram a chapa, não havendo voto contrário nem abstenções. 
Estiveram presentes à assembléia os presidentes dos sindicatos de trabalhadores nas indústrias de alimentação de Alegrete (Marcos Rosse), Passo Fundo (Miguel dos Santos), Dom Pedrito (Éver da Rosa),Camaquã (Luiz Carlos Cardoso), além do secretário de Formação Política do sindicato da categoria em Pelotas, José Mário Schiavon. Também prestigiaram a cerimônia lideranças sindicais de Bagé, como o secretário do Sindicato dos Bancários, Ricardo Machado, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nélson Wild, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Civil e Mobiliário, Nicanor Fara. 
Manifestações
O coordenador do departamento jurídico do Sindicato, advogado Álvaro Meira, enfatizou a importância do trabalho da diretoria, superando obstáculos e buscando a garantia dos direitos da categoria, muitas vezes procurando a Justiça. Meira reiterou a força e atuação da entidade, que tem reconhecimento em nível estadual e nacional. “Com essa eleição quem ganha é a categoria”, frisou.
Wild lembrou que a luta dos sindicatos é comum pela busca de conquistas aos trabalhadores. O líder dos trabalhadores rurais manifestou que as lutas para a melhor valorização de atuação do Ministério do Trabalho, o fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho são desafios que precisam da união de esforços. “Vocês renovam esse voto de confiança a essa diretoria, que segue em busca de vitórias para todos”, citou o presidente.
Fara conclamou a juventude para que se uma aos diretores mais experientes e colabore com a atuação do sindicato. Alertou que no setor da construção civil muitas vezes os jovens parecem distantes das conquistas, como se os direitos obtidos já estivessem garantidos por natureza. “As pessoas não sabem as dificuldades que enfrentamos para defender direitos e garantir melhores condições de trabalho às nossas categorias”, assinalou.
Presidente do STI da Alimentação de Alegrete, Marcos Rosse disse que viajar mais de 300 quilômetros para estar na posse da diretoria em Bagé valia o esforço. Rosse ratificou a importância da renovação da diretoria, o que engrandece o movimento sindical. “A cidade de Bagé é um exemplo para nós em Alegrete. Quanto mais conquistas obtemos, maior é o estímulo para buscarmos melhorias para a nossa categoria”, acentuou.
Para o presidente do STI da Alimentação de Passo Fundo, Miguel dos Santos, o fortalecimento dos trabalhadores de Bagé é evidente, devido à organização e confiança que a categoria deposita na atuação do sindicato. Santos recordou as mobilizações para os acordos coletivos, onde a união dos trabalhadores torna possível a luta por melhores acordos salariais, mesmo contrariando a vontade dos empresários do setor. “Temos certeza que os trabalhadores de Bagé e região estão muito bem representados”, registrou. 
Conclamação e desabafo
Presidente reeleito do STIA/Bagé, Cabral agradeceu ao apoio dos associados, diretores, funcionários e colegas de outros sindicatos. O líder sindical revelou que diretores abriram mão de concorrer novamente para oportunizar a outros colegas a possibilidade de compor a chapa. “Temos o ingresso de cinco mulheres e renovamos quase um terço da diretoria”, salientou. 
Ao recordar de companheiros que se esforçaram ao longo da história para fortalecer o sindicato, Cabral se emocionou. Destacou que em 2014 a entidade irá completar 80 anos – no dia 24 de junho. “Muitas vezes a gente pensa em parar, mas no outro dia para, pensa e retoma o ânimo para novas batalhas”, confessou. “A luta não é fácil, mas temos que suportar. Precisamos conseguir porque o trabalhador precisa de nossa atenção, carinho e união. Só assim construiremos nossas vitórias”, analisou.
O presidente também desabafou. Sem citar nomes, ressaltou que muitas pessoas tentaram denegrir o nome do Sindicato e dos diretores. “Muitos tentam nos trair pelo caminho. Se não fosse por vocês (dirigindo-se aos trabalhadores), não estaríamos aqui”, afirmou. 

Composição da nova diretoria

Efetivos
Luiz Carlos Cabral Jorge (presidente)
Cláudio Gomes Gonçalves (vice-presidente)
José Cacildo Conde de Moura (1º secretário)
Alceu Berone Marques de Oliveira (2º secretário)
Anselmo Anaurelino Freitas dos Santos (1º tesoureiro)
Nílson Barres Costa (2ª tesoureiro)
Eduardo Abs da Cruz Netto Costa (diretor social)

Suplentes
Danilo Eduardo Gonçalves Lima
Cristion Moreira Coelho
 Tanira Ramos dos Santos
Mário Roberto Marnatti Torman
Salvador Damasceno Poschi
João Machado Brum
Ana Maria Gonçalves Fernandes

Conselho Fiscal - efetivos
Leonardi Silveira Ritta
Luiz Altamir Marques
Moisés Navarrina Gomes

Conselho Fiscal - suplentes
Dalvando Boavista Moraes
Luís Fernando da Silva Hobuss
Quélen Janaína Ribeiro Garcia

Comissão de Ética - efetivos
Zeneri Pinheiro de Oliveira
Fábio Antonio Veiga da Silva
Luiz Ariovaldo Correa Bandeira
Reginaldo Moreira Coelho
Mário Sérgio Duarte Ramos

Comissão de Ética - suplentes
Renato Vágner Rodrigues Melgarejo
Marcos Marcelo Barbosa Vivian
Sandra Mara Cardoso da Silva
Elizabete da Silva Ximendes

Delegados representantes - efetivos
Nei Freitas dos Santos
Alex Pires da Silva

Delegados representantes - suplentes
Paulo Roberto Maurente Sudbrack
Cláudio Maubrigades Medeiros

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Trabalhador: busque os seus direitos


MTE anuncia medidas no pagamento do benefício do Seguro-Desemprego

A realização da pré-matrícula do trabalhador nos cursos de qualificação será de forma automática se feita pela 2ª vez num período de 10 anos

      Com a finalidade de combater fraudes e reduzir custos no pagamento seguro-desemprego, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia nesta sexta-feira (1º) a implementação de uma série de medidas no pagamento do benefício.
      A partir de agora, ao solicitar o Seguro-Desemprego pela segunda vez num período de 10 anos, o sistema Mais Emprego, do MTE, vai considerar o trabalhador candidato prioritário aos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Antes, essa exigência era no terceiro pedido no período de dez anos.
      A realização da pré-matrícula do trabalhador nos cursos será de forma automática no Portal que comunicará ao Ministério da Educação (MEC) e ao próprio órgão que o beneficiário necessita fazer curso de qualificação profissional para receber o benefício. Esta solução visa assegurar o controle de matriculados e não matriculados, frequência e evasão permitindo, quando for o caso, o cancelamento automático do benefício caso o trabalhador não freqüente o curso no qual está inscrito.

domingo, 3 de novembro de 2013

O que é preciso apresentar para entrar com ação e recuperar a correção do FGTS



Você deve ir ao Sindicato da sua categoria.
Para aderir à ação, você terá de assinar um termo de adesão e apresentar CÓPIA de  alguns documentos. 

Confira:

* Cédula de Identidade, 
* CPF
* Comprovante de endereço
* Carteira de Trabalho, onde conste o nº. do PIS/PASEP, ou Cartão do PIS
* Extrato Analítico do FGTS
* Carta de concessão do benefício (no caso dos aposentados)
* O Sindicato esta preparado para atender todos os seus associados que tinham saldo na conta do FGTS  a partir de janeiro de 1999, e estiver interessado em participar da ação coletiva de cobrança das perdas.

Acompanhe mais notícias sobre a ação pelo site www.stiabage.blogspot.com

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

ALERTA GERAL AOS TRABALHADORES






Companheiro(a):


O Sindicato ALERTA a todos os trabalhadores da categoria para não entrarem na conversa de alguns Advogadas ou Escritórios de Advocacia prometendo resultados milagrosos antes mesmo de entrarem com a ação referente à revisão da correção do FGTS.
O pior é que alguns profissionais estão cobrando taxas antecipadas para cobrir despesas processuais e,  no fim do processo, o trabalhador tem de pagar de 20% até 40% de honorários.
O SINDICATO esta atento junto com a CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins) para ver a melhor forma de cobrança desta diferença de correção do FGTS.
De qualquer forma fica o nosso alerta. Não deem procuração sem conhecer o advogado. Depois pode ser tarde demais. 

Procurem o Sindicato para mais informações.