terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Sindicato informa horário especial de atendimento no final do ano

      O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região informa que neste dia 24 de dezembro terá atendimento ao público até as 12 horas. No dia 26, sexta-feita, não haverá expediente.
     A medida irá se repetir no próximo dia 31, com atendimento ao público até o meio-dia mais uma vez. No dia 2 de janeiro não haverá atendimento. O Sindicato retoma as atividades no dia 5 de janeiro, em horário normal.

sábado, 6 de dezembro de 2014

STIA/Bagé reúne trabalhadores do Marfrig/Bagé para debater itens da campanha salarial 2015

Encontro sindical em Porto Alegre dias 9 e 10 deve estabelecer índice de reposição salarial para negociação com a empresa
Trabalhadores debataram cláusulas de negociação e aprovaram venda de terreno pertencente ao Sindicato
Cláudio Gonçalves informou aos trabalhadores sobre encontro em Porto Alegre para tentar estabelecer índice de reposição salarial para categoria

      Neste dia 6 de dezembro, no ginásio do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé, ocorreu a segunda assembleia da campanha salarial 2015 para trabalhadores do Marfrig Group. Desta vez, o encontro foi destinado a empregados da fábrica em Bagé. Na oportunidade, os presentes deliberaram sobre as cláusulas preexistentes e também as novas que irão para a mesa de negociações entre o Sindicato e a empresa. 
      Assim como ocorrera no último dia 29 de novembro, na assembleia para os trabalhadores do Pampeano Alimentos, em Hulha Negra, não foi debatido o índice do reajuste salarial da categoria. O vice-presidente Cláudio Gomes Gonçalves, que presidiu a assembleia tendo em vista viagem do presidente Luiz Carlos Cabral, explicou que nos dias 9 e 10 de dezembro haverá uma reunião em Porto Alegre com representantes sindicais de Alegrete, Bagé e São Gabriel - municípios onde o Marfrig tem plantas frigoríficas - com a participação da assessoria técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O objetivo é estabelecer um índice para negociação, tendo em vista que no último dia 2 de dezembro foi aprovado um reajuste de 16% no Piso Mínimo Regional de salários do Rio Grande do Sul, que entrará em vigor a partir de 1º de fevereiro. Como a data-base da categoria foi alterada de junho para fevereiro, deverá ser feito um novo cálculo para que os trabalhadores possam negociar um índice, com base na inflação do período entre junho/2014 e janeiro/2015. 
      Durante a assembleia, os associados aprovaram por unanimidade a proposta de venda de um terreno pertencente ao Sindicato, no bairro Castro Alves. No final da assembleia, houve sorteio de 24 brindes para os associados presentes. 


Mais fotos da assembleia no perfil do Sindicato no Facebook pelo link https://www.facebook.com/stia.bage/media_set?set=a.345577662280882.1073741847.100004859520186&type=1

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

STIA manifesta descontentamento com decisão do Marfrig em conceder férias coletivas na unidade de Bagé


      Um ofício encaminhado pela direção do Marfrig Group ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região (STIA) motivou descontentamento e preocupação entre os funcionários da unidade de Bagé.  O Marfrig irá conceder férias coletivas entre os dias 18 e 31 de dezembro, em diferentes setores, sob alegação de manutenção preventiva no parque fabril. 
      Por mais que a medida esteja embasada na legislação, o STIA considera a atitude uma injustiça com os trabalhadores. "Eles dão o melhor de si o ano inteiro pela empresa e quando chega o final do ano, quando há feriados comemorativos como Natal e Ano Novo, acontece essa decisão de dar férias coletivas", ressalta o presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral. "O trabalhador entende isso como uma malandragem. Afinal, por que tem de ser nesse período de final de ano?  Por que não poderia ser antes ou depois. Isso está causando descontentamento", reforça o líder sindical. 
      A decisão do Marfrig vem no momento em que os trabalhadores discutem a pauta de reivindicações da campanha salarial 2015. No próximo dia 6 haverá a segunda assembleia com trabalhadores do Marfrig, dessa vez voltada para os empregados da unidade em Bagé. O encontro ocorrerá às 18 horas, no Ginásio do Sindicato, na Avenida São Judas Tadeu, 853. Haverá sorteio de brindes para os associados participantes. As assembleias foram antecipadas tendo em visa a mudança de data-base da categoria para 1º de fevereiro. "É fundamental  a participação dos trabalhadores em mais essa assembleia, para que possamos discutir assuntos de interesse da categoria e definir os principais itens que vão fazer parte da nossa proposta", pondera Cabral. 

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Reunião no Ministério do Trabalho não consegue resultados entre STIA/Bagé e Sindicato Patronal

Definição agora é por audiência de conciliação junto ao TRT em Porto Alegre


      A reunião mediada pelo Ministério do Trabalho para uma tentativa de entendimento entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região (STIA) e o sindicato patronal sobre a situação do acordo coletivo para o setor de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos não teve avanços. O encontro ocorreu na tarde deste dia 4, na sede da Subdelegacia Regional do Trabalho, em Bagé.
      A data-base da categoria é 1º de junho. O STIA aguarda agora a definição da data da audiência de conciliação junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em Porto Alegre, onde a entidade ajuizou pedido de dissídio coletivo. "Infelizmente, mais uma vez não houve avanços", resume o presidente do Sindicato, Luiz Carlos Cabral.
      Existem três principais pontos de discussão. O sindicato patronal quer a criação do banco de horas, a desvinculação do piso da categoria ao valor do Piso Mínimo Regional de salários e quer a flexibilização ou compensação do trabalho em domingos e feriados. O STIA não aceita as propostas. 

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Ministério do Trabalho vai mediar encontro entre sindicatos para tratar sobre dissídio de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos

      A situação envolvendo o acordo coletivo de trabalho para o setor de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos permanece indefinida. O fato se arrasta há quase seis meses, já que a data-base da categoria é 1º de junho. O Ministério do Trabalho, atendendo uma solicitação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região (STIA), irá mediar uma reunião entre a representação dos trabalhadores e o sindicato patronal no dia 4 de dezembro, às 14h30min, na sede da Subdelegacia Regional do Trabalho em Bagé, na tentativa de fazer com que as partes cheguem a um acordo.
Cabral destaca que STIA segue aberto à negociação, mas não irá aceitar itens que causem retrocesso a conquistas dos trabalhadores
      O STIA/Bagé já realizou o ajuizamento de pedido de dissídio coletivo junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em Porto Alegre. Entretanto, até agora não foi definida a data da audiência de conciliação entre as partes. Caso não haja acordo na audiência conciliatória, o pedido irá a julgamento. "Tentamos de todas as formas chegar a um acordo e continuamos abertos à negociação para que possamos chegar a um acordo que contemple o mínimo de interesse dos trabalhadores", reforça o presidente do STIA, Luiz Carlos Cabral. O líder sindical reforça que as mesmas categorias, em outras regiões do estado, já chegaram a acordos coletivos, inclusive com índices melhores, mas que em Bagé os empresários demonstram intransigência na hora de discutir as cláusulas, principalmente quanto à reposição salarial.
      Entre os principais problemas apontados pelo líder sindical está a disposição da classe patronal em criar o banco de horas e a desvinculação do piso normativo da categoria ao Piso Mínimo Regional de salários. "Não iremos fazer nada que possa causar retrocessos à categoria", enfatiza Cabral.