quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Sindicatos acertam acordo para trabalhadores de padarias, engenhos, laticínios e pequenos frigoríficos


      Após algumas reuniões de negociação, os sindicatos patronal e de trabalhadores chegaram a um acordo coletivo de trabalho para o setor de de padarias, engenhos, indústria de laticínios e pequenos frigoríficos. A  data-base da categoria é 1º de junho. Cerca de 80% dos trabalhadores já havia recebido reajuste no mês de fevereiro, por força do acordo coletivo de trabalho ser vinculado ao Piso Mínimo Regional do Estado do Rio Grande do Sul. O Sindicato calcula que cerca de 100 trabalhadores ainda não tinham os seus salários reajustados.
      Pelo acordo, ficou assegurado um piso salarial da categoria de R$ 1.229,43. Os demais, que não são vinculados ao Piso Mínimo Regional, vão receber um reajuste de 5,5% (retroativo a 1º de junho). Vale destacar então que esses trabalhadores vão ter direito a uma diferença salarial dos meses de junho, junho e agosto, a ser paga na folha de setembro de 2017.
      Além das cláusulas econômicas, ficaram mantidas as demais cláusulas do acordo anterior, nos mesmos termos e condições. “Não foi como gostaríamos, mas diante da atual situação e levando em conta outros acordos semelhantes no estado, podemos dizer que foi um bom acordo”, destaca o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região, Luiz Carlos Cabral. O acerto entre as partes significa para o trabalhador mais de 2% de aumento real. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário